História

 

Uma breve apresentação  da vida de dois irmãos, que em um dado momento de suas vidas, ouviram o forte e conquistador apelo de Deus:

VEM E SEGUE-ME … E DEIXANDO TUDO O SEGUIRAM.

IRMÃOS

Dois irmãos que nasceram em uma cidade do norte da Itália chamada Veneza, o primeiro Antônio Ângelo Mª Cavanis, em 1772 e o segundo Marcos Antônio Mª Cavanis, em 1774.

Receberam profunda formação cristã de seus pais. Eram de nobre e rica família (eram condes) e tinha uma carreira brilhante, porque eram secretários da República de São Marcos.

SACERDOTES

Atendendo ao chamado de Deus, abandonam a brilhante carreira diplomática, para se tornarem sacerdotes: Pe. Antônio em 1795 e Pe. Marcos em 1806.

“O motivo com que pretendemos cultivar a juventude é sagrado, porque deriva de um sentimento de CARIDADE”.

(Pe. Antº 17/121804)

 

FUNDADORES

A partir de então, a vida dos dois irmãos foram se completando e, apesar dos temperamentos diferentes, eram duas cabeças com um único coração. Entregaram-se plenamente à educação da juventude, particularmente pobre, gastando todos os seus recursos econômicos e suas energias físicas e espirituais, além de uma profunda e vasta cultura conseguida em tantos anos de estudo e aplicação. Assim, no ano de 1802, em Veneza, brotaram os primeiros galhos daquela árvore que seria a Congregação das Escolas de Caridade, aprovada pela Santa Sé em 1836, que ainda hoje não parou de crescer.

 

VENERÁVEIS

“Morreu um santo, … vamos ver um santo!”

A fama de santidade que tinham em vida, acompanhou-os na morte: Pe. Marcos em 1853, Pe. Antônio em 1858. Após suas mortes, a Igreja reconheceu suas virtudes heróicas, no dia 16 de novembro de 1985, declarando solenemente que os irmãos Cavanis, sacerdotes, fundadores, verdadeiros pais da Juventude e precursores no campo da educação, mereciam ser indicados como “modelos a serem imitado” em suas virtudes e “invocados” como intercessores. Ainda hoje, muitos recomendam-se à sua eficaz intercessão.

 

A MISSÃO CAVANIS CONTINUA

A Congregação da Escolas de Caridade, Instituto Cavanis, compreende os Padres que são sacerdotes, os Irmãos Religiosos que, unidos pelo vínculo da Caridade, na vocação comum, comprometem-se no mesmo ideal da educação e formação cristã dos jovens e na prática de exercícios espirituais (pregando retiros) a todas as pessoas.

O nosso campo de atuação é centrado basicamente aonde houver maior número de jovens e crianças carentes de educação e amor paterno. Todo  Cavanis é chamado a ser pai da juventude, sendo expressão viva  de Deus Pai, amando principalmente os que não são amados.

Nós atualmente estamos trabalhando nos seguintes países: ITÁLIA, BRASIL, EQUADOR, COLÔMBIA, BOLÍVIA, FILIPINAS, ROMÊNIA e CONGO.

“Quando uma pessoa está nas mãos de Deus pode fazer grandes coisas”.

(Pe. Antº 12/03/1834).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

Comente

Apelido:
E-mail:
Home:
Comente:
 Adicionar seu comentário 
Primeira Comunhão

Todos que desejarem participar do curso de Primeira Comunhão, as inscrições já se encontram abertas.